Confraternidade do Rosário

Confraternidade do Rosário






1. A Confraternidade do Rosário ou Fraternidade do Rosário.  

(A) A Confraternidade do Rosário ou Fraternidade do Rosário, foi erigida no dia 13 de Maio de 2017, em honra do Centenário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, é constituída e mantida por leigos consagrados a Santíssima Virgem Maria conforme o Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem e que desejam estar sob a autoridade de Nossa Senhora ("Se fizerem o que Eu vos disser salvar-se-ão muitas almas e terão paz")

(B) Nos propomos a cumprir pessoalmente, com a graça de Deus, as práticas de devoção ensinadas por Nossa Senhora em Fátima: Santíssimo Rosário ou Terço diário, Escapulário de Nossa Senhora do Carmo e a Devoção Reparadora do Imaculado Coração de Maria dos 5 Primeiros Sábados. 

"São Luiz Maria Grignion de Montfort recomendou práticas internas e externas de devoção, como a participação em Confrarias". 

(C) Nos propomos coletivamente a propagar a Mensagem de Fátima, o Santíssimo Rosário, o Escapulário, a Devoção Reparadora dos 5 Primeiros Sábados, a Consagração a Santíssima Virgem e a Coroa das Lágrimas por todo o mundo.


"Sicut sagittae in manu potentis"

O Batismo nos transformou em escravos de Jesus Cristo e só devemos viver, trabalhar e morrer para produzir frutos para Deus (Rm 7,4), glorificá-lo em nosso corpo e fazê-lo reinar em nossa alma, pois somos sua conquista, seu povo adquirido, sua herança.

Como verdadeiros discípulos de Jesus Cristo (Servus Christi) terão na boca a espada de dois gumes da Palavra de Deus, na mão direita o Crucifíxo e na mão esquerda o Santíssimo Rosário. No coração os nomes de Jesus e Maria e em toda a sua conduta a modéstia e a mortificação de Jesus Cristo.

"Creati in operibus bonis in Christo Iesu"

 A Consagração a Jesus por Maria consiste em dar-se inteiramente a Maria para ser inteiramente de Jesus, ou seja: 

(1) Nosso corpo com seus sentidos e seus membros;
(2) A nossa alma com todas as suas faculdades;
(3) Nossos bens materiais e tudo o que venhamos a adquirir no futuro;
(4) Os nossos bens interiores e espirituais, isto é, os nossos méritos, nossas virtudes e nossas boas obras passadas, presente e futuras.

"Per Mariam ad Christum accedimus, et per Christum gratiam Spiritus Sancti invenimus" (São Boaventura). 

Para compreender em toda sua plenitude a Consagração é importante ler, não uma, mas muitas vezes, o Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem de São Luis Maria Grignion de Montfort:



2. Propósito dos inscritos na Fraternidade do Rosário.

(A) FAZER A CONSAGRAÇÃO de si mesmo a Jesus por Maria conforme ensinado por São Luis Maria Grignion de Montfort no Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem. Preparar-se com seriedade e escolher para fazer a Consagração alguma das festas dedicadas a Nossa Senhora. O distintivo da Confraria é o Escapulário Castanho de Lã de Nossa Senhora do Carmo. 


"Traham eos in vinculis caritatis" (Os 11, 4). 

Nos últimos tempos Jesus atrairá especialmente os predestinados pelas cadeias da caridade. “Um dia, através do Rosário e do Escapulário, salvarei o mundo,” disse a Santíssima Virgem Maria a São Domingos. 

(B) Renovar a Consagração diariamente com fidelidade começando e terminando o dia com as palavras: "Eu sou todo vosso, e tudo o que tenho vos pertence, meu amável Jesus, por Maria, vossa Mãe Santíssima""Tuus totus ego sum, et omnia mea tua sunt".  E de forma mais perfeita e solene todos os anos na data da primeira Consagração.

(C) Fazer todas as ações por Maria, com Maria, em Maria e para Maria. Como ensinado no Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem: Práticas especiais e interiores para os que querem tornar-se perfeitos. Recomenda-se o uso com confiança da Medalha Milagrosa. Aos Sábados em honra da Santíssima Virgem recomendamos dar esmolas, jejuar, visitar as imagens de Nossa Senhora ou fazer alguma obra de caridade.

(D) Recitar todos os dias de sua vida a Coroinha da Santíssima Virgem e ao terminar diz-se o Sub tuum praesidium. Em honra dos doze privilégios e grandezas da Santíssima Virgem. Esta prática é muito antiga e tem seu fundamento na Sagrada Escritura. São João viu uma Mulher coroada de doze estrelas, vestida do sol e tendo a lua debaixo de seus pés (Ap 12, 1). Ler cada dia, se possível, um trecho de um livro que fale das Glórias de Maria.

(E) Recitar frequentemente o Magnificat, que é o maior sacrifício de louvor que Deus já recebeu na lei da graça. É a única oração e a única obra composta por Maria. Recitaremos para agradecer a Deus pelas graças que concedeu a Santíssima Virgem. Recomenda-se o Ofício da Imaculada Conceição e o Ave Maristella.

(F) REZAR O TERÇO TODOS OS DIAS DE SUA VIDA, e até, se houver tempo o Santíssimo Rosário. Ter grande devoção ao recitar a Saudação Angélica. Ler e divulgar, se possível, os escritos do Santíssimo Rosário e da Escravidão de Jesus por Maria.

 "Qui seminat in benedictionibus, de benedictionibus et metet" 
(2 Cor 9, 6). 

(G) FAZER A DEVOÇÃO REPARADORA DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA dos 5 primeiros sábados do mês: Confissão (formular a intenção de reparar o Imaculado Coração), Comunhão Reparadora, recitar um Terço e meditar por 15 minutos nos 15 Mistérios do Rosário.

(H) Meditação frequente sobre os Novíssimos, "Em todas as tuas obras, lembra-te dos teus novíssimos, e jamais pecarás". (Eclo 7,40).

(I) REZAR A COROA DAS LÁGRIMAS TODOS OS DIAS para honrar as Lágrimas de Nossa Senhora e atrair a misericórdia de Deus durante a apostasia. 

3. A Participação. A participação se faz após a petição da inscrição no livro de registro da Fraternidade do Rosário.

Enviar o pedido para: confraternidadedorosario@gmail.com

Nome completo:.........................................................................
Data de nascimento:...................................................................

Data do primeiro dia da Consagração a Jesus por Maria de acordo com o Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem:................................

"Conforme incentivo do Papa São Pio X que recomendou a leitura do Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem dando sua bênção apostólica a todos os que fizerem a Consagração venho pedir a inscrição no livro de registro da Confraternidade de Nossa Senhora do Rosário de Fátima concordando com todos os itens e me proponho a cumpri-los, principalmente rezar o Santo Terço e a Coroa das Lágrimas todos os dias, usar o Escapulário de Nossa Senhora do Carmo e colocar em prática a Devoção Reparadora dos 5 Primeiros Sábados, desejo perseverar com a graça de Deus."
Data e local:...............................

4. Privilégios. (A) Os inscritos no livro de registro da Fraternidade do Rosário participam dos bens espirituais sob a comunhão dos Santos. Os méritos das obras dos Santos são todos comuns, na vida eterna e na vida mortal e não apenas na participação comunitária, mas também naquela pessoal. Que os fiéis membros escravos de Jesus por Maria sejam habituados a rezar diariamente o Santo Terço, a Coroa das Lágrimas e a usarem o Escapulário Castanho de Lã. Se alguma vez alguém o omitir, é justo que este seja privado dos méritos por aquele dia ou por aqueles dias. Se no dia seguinte retornar às orações, retornará na partilha dos méritos comuns aos mesmos. 

(B) Uma Santa Missa de São Pio V será celebrada todos os meses, para todos os fiéis membros inscritos no registro da Fraternidade do Rosário, especialmente nos primeiros sábados. Todos os anos celebraremos três Santas Missas de São Pio V: em honra da Santa Cruz, em honra da Imaculada Conceição e uma terceira em honra de Nossa Senhora das Lágrimas. Uma Missa de Réquiem será celebrada todos os anos pelos mortos da Fraternidade do Rosário.


5. Administração do Registro. O recebimento dos pedidos de inscrição e o registro no livro é confiada a fiéis membros da Fraternidade do Rosário com a orientação de um Sacerdote Católico.

6. Obrigação. Que na Fraternidade do Rosário não se admita nenhuma obrigação, de qualquer natureza, sob pena de afastamento. 
                                      

7. A Principal Festa*. Os escravos de Jesus por Maria devem ter uma grande estima pelo Mistério da Encarnação, celebrado solenemente no dia 25 de março. 

(A) Para honrar e imitar a dependência que Jesus escolheu ter em Maria, para a glória de seu Pai e para a nossa salvação.

(B) Para agradecer a Deus pelas graças incomparáveis ​​que concedeu a Maria, e, principalmente por tê-la escolhido para Sua Mãe digníssima, escolha feita neste mistério.


*Todas as Festas dedicadas a Nossa Senhora serão solenemente honradas principalmente: Dia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, 13 de Maio; Dia do Imaculado Coração de Maria, 22 de Agosto; Dia de Nossa Senhora do Rosário, 7 de Outubro; Dia da Imaculada Conceição, dia 08 de Dezembro.


SAIBA MAIS









Comentários

Postagens mais visitadas