Padre Joaquín María Alonso


Padre Joaquín María Alonso  


   Padre Alonso (1975-1981) 

O Padre Joaquín Alonso, que durante dezasseis anos foi o arquivista oficial de Fátima, escreveu uma obra monumental sobre a Mensagem de Fátima, intitulada Textos e Estudos Críticos de Fátima. Este livro, composto por 24 volumes contendo 5.396 documentos, não foi publicado pelo Bispo de Leiria-Fátima, D. Alberto Cosme do Amaral, quando foi concluído em 1975. Desde então, apenas dois dos 24 volumes foram publicados para a sua publicação. publicação, e estes foram fortemente editados. 

Antes da sua morte em 1981, o Padre Alonso declarou as seguintes conclusões importantes sobre o Terceiro Segredo: 

Portanto, é bastante provável que o texto faça referências específicas à crise de fé dentro da Igreja e à negligência dos próprios pastores [e às] lutas internas dentro da própria Igreja e à grave negligência pastoral por parte da alta hierarquia . 1  No período que antecede o grande triunfo do Imaculado Coração de Maria, coisas terríveis vão acontecer. Estes constituem o conteúdo da terceira parte do Segredo. Que são? Se em Portugal o dogma da fé será sempre preservado... segue-se claramente que noutras partes da Igreja esses dogmas serão obscurecidos ou mesmo completamente perdidos.2 Assim, é muito possível que neste período intermédio em questão (depois de 1960 e antes do triunfo do Imaculado Coração de Maria), o texto faça referências específicas à crise da Fé da Igreja e à negligência dos pastores. eles mesmos.3  O texto não publicado fala de circunstâncias específicas? É muito possível que se fale não só de uma verdadeira crise de fé na Igreja durante este período intermédio, mas como o segredo de La Salette, por exemplo, há referências mais concretas às lutas internas dos católicos ou à queda de sacerdotes e religiosos. Talvez até se refira às falhas da alta hierarquia da Igreja. Na verdade, nada disto está relacionado com outras comunicações que a Irmã Lúcia teve sobre este assunto.4 O Padre Alonso também acreditava que o Terceiro Segredo se referia a "lutas internas dentro da própria Igreja e a graves negligências pastorais por parte da alta hierarquia" e "deficiências da alta hierarquia da Igreja". 

Significativamente, a Irmã Lúcia nunca corrigiu estas conclusões do Padre Alonso, embora nunca tenha hesitado em corrigir outras declarações de clérigos e vários autores sobre Fátima quando estavam erradas. Como o arquivista oficial de Fátima, Pe. Alonso teve acesso aos documentos e à própria Irmã Lucía. Portanto, o seu testemunho é de suma importância.


Notas:

Frère Michel de la Sainte Trinité, Toda a verdade sobre Fátima, Volume III: O Terceiro Segredo, (Immaculate Heart Publications, Buffalo, Nova Iorque, 1990) p. 704.
Ibid., pág. 687.
Ibidem.
Ibid., pp. 705-706.

Outras obras de Joaquín María Alonso  

1952. Das mediações reais das Virgens BM na Eucaristia, “EphMar” 2 (1952) 159-204. (Incluído, além disso, no volume coletivo. A Virgem e a Eucaristia (Collectanea Mariana,1), ed. de “EphMar”, Madrid 1952, pp. 23-68.) 
1954. Ambiente literario de la obra doctrinal de S. Bernardo, “EstMar” 14 (1954) 37-70 
1954. Constitutivo formal do privilégio da Imaculada Conceição de Maria, em VV. AA., Memórias do Congresso Mariano Nacional de Saragoça (1954), Estudos Marianos, Saragoça 1956, 473-498 
1954. A Missa da Imaculada Conceição, “Liturgia” 9 (1954) 135-145 
1955. Estudos críticos sobre S. Alberto Magno, “EphMar” 5 (1955) 467-470 1959. Virgo Corde. Exegese vs. Teologia, "EphMar" 9 (1959) 175-228 
1961. Michael SCHMAUS, Mariology, trad., introdução. e notas críticas de Joaquin Maria Alonso, Rialp, Madrid 1961, 448 pp. (Original de Schmaus: Mariology, Max Hueber Verlag, Munique 1955.) 
1962. Fontes alemãs (Schell-Scheeben) na Mariologia de Amor Ruibal, “Compostellanum” 7 (1962) 5-77 
1962. A Missa e a Virgem, no vol. coletivo Sanctum sacrificium, estudos lidos nos dias do V Congresso Eucarístico Nacional, Saragoça (1961), publicado em 1962, pp. 319-3 
1963. Sobre as relações mútuas entre Escritura e Tradição, en VV. AA., Sobre Escritura e Tradição, Pontifícia Academia Internacional Mariana, Roma 1963, pp. 45-52 
1963. F. LEITE, Jacinto do Coração de Maria, “Florzinha de Fátima”, trad. do porto. de Joaquin Maria Alonso, COCULSA (col. Cor Mariae,21) 1963, 284 pp. 
1963. Esquemas da Bem-Aventurada Virgem Maria Mãe Ecclesiae. Specimen novissimum (esquema proposto aos padres conciliares do Vaticano II). Publicado em NIÑO PICADO, Asterio, A Intervenção Espanhola na Redação do Capítulo VIII da Constituição “Lumen gentium”, “EphMar” 18 (1968) 5-310, apêndice XXXbis, 208-217.
 239 
1965. IV Congresso Mariológico Internacional. Problema temático da organização, "EphMar" 15 (1965) 211-276 
1967. Fátima e crítica, "EphMar" 17 (1967) 393-435 
1967. História da Literatura de Fátima, Edições Santuário, Fátima 1967, 70 pp. (Também em "Broteria", 84 (1967) 600-615; 85 (1967) 18-31, 199-215, 355-372.) 
1967. La espada de Simeón (Lc 2,35a) na exégese dos Padres, em Maria in Sacra Scriptura. Atas do Congresso Mariológico-Mariano realizado na República Dominicana em 1965, Roma 1967, vol. IV, pp. 183-285 
1969. Resposta em Lourdes?, "EphMar" 19 (1969) 471-474 
1969. O Catecismo Holandês. O tema mariano, “EphMar” 19 (1969) 119-143 
1969. O Catecismo Holandês. O Tema Mariano II, “EphMar” 19 (1969) 457466 
1969. Fátima. Proceso diocesano, “EphMar” 19 (1969) 279-340 
1969. Garabandal. Crônica. Textos e bibliografia, "EphMar" 19 (1969) 475488 
1969. Liturgia e Adoração Mariana, “EphMar” 19 (1969) 144-152 1969. Os carismas e as aparições de Maria, “Era Mariana” 9 (1969) 41-43, 90-93 1969. Um Novo Princípio na Mariologia Protestante: O Motivo Kenótico, "EphMar" 19 (1969) 341-352 1970. Centenaire de Pontmain, “EphMar” 20 (1970) 389-390 
1970. Crise na Mariologia. Um simpósio teológico, “EphMar” 20 (1970) 521 
1970. Mariologia e teologia oggi, “OssR”, 21-V-1970, 2 
1971. A Virgem Conceição de Jesus: História ou Lenda? Um Diálogo Teológico, “EphMar” 21 (1971) 161-206 
 2401971. A Concepção Virginal de Jesus: I. Em Autores Protestantes, “EphMar” 21 (1971) 63-109 
1971. A Concepção Virginal de Jesus: II. Em autores católicos, "EphMar" 21 (1971) 257-302 
1971. Mariologia e Pneumatologia. Em torno do livro de H. Mühlen, “EphMar” 21 (1971) 115-121 
1971. Pontmain em seu centenário (1871-1971), "EphMar" 21 (1971) 336-339 
1971. Pontmain e Fátima. Simpósio Internacional, Pontmain 1971 
1972. Boletim de Mariologia Patrística. As cartas de Santo Inácio de Antioquia. Situação atual. O “Corpus Mariologicum”, “EphMar” 22 (1972) 113-129 
1972. Erasmo, homem-ponte na história da devoção mariana, "EstMar" 36 (1972) 233-264 
1972. Fátima e o Imaculado Coração de Maria. Um Seminário Internacional em Fátima, “EphMar” 22 (1972) 421-442 
1972. Mariologia e Pneumatologia (II), “EphMar” 22 (1972) 395-405 1972. Turnê Nacional de Palestras Marianas, “EphMar” 22 (1972) 185 1972. VI Congreso mariológico Internacional-XIII Congreso Mariano Internacional, “EphMar” 22 (1972) 131-184 1973. Desmitologização do dogma da Imaculada Conceição de Maria?, “EphMar” 23 (1973) 95-120 1973. As palavras da Virgem, em VENANCIO, JP, Um coração para todos (O Imaculado Coração de Maria nas aparições de Fátima), Sol de Fátima, Madrid 1973. 1973. “E sem tê-la conhecido” (Mt 1,18), “EphMar” 23 (1973) 437-441 
1973. Fátima e o Coração Imaculado de Maria (História e significado das revelações), em VV. AA., Maria sob o símbolo do Coração (Contribuições de seis especialistas para o conhecimento de Fátima), Téqui, Paris 1973, 25-66 
 241
1973. História Antiga e História Nova de Fátima, in VV. AA., Aparições verdadeiras e falsas na Igreja, P. Lethielleux-Bellarmin, ParisMontréal 1973, 55-95 
1973. Sociedade Francesa de Estudos Marianos, em “EphMar” 23 (1973) 442-448 1974. Convite ao diálogo, “EphMar” 24 (1974) 5-14 
1974. Maria no querigma da igreja primitiva, “Madonna” 22 (1974) n. 23, pp. 13-26 
1974. Memórias de Lúcia, a Vidente de Fátima, trad., introd. e notas de Joaquin Maria Alonso, Madrid 1974, 174 pp.  
1974. Minhas reações ao texto Chavannes, "EphMar" 24 (1974) 265-268 
1974. Notas marginais ao estudo anterior, "EphMar" 24 (1974) 239-241. (Alude a C. GIRONÉS, O teologumeno materno, ibid.) 
1975. Maria, mulher, "Vida Religiosa" 38 (1975) 163-174 
1975. Mariologia e teologia, em VV. AA., Enciclopédia Mariana Pós-conciliar, Madrid 1975, pp. 285-2 
1975. Nosso ano de jubileu, “EphMar” 25 (1975) 5-12 1976. (Em colaboração) Índices dos XXV anos de Ephemerides Mariologicae, “EphMar” 26 (1976) 167-176 1976. A mensagem de Fátima e os Cinco Primeiros Sábados. No Cinquentenario das Apariçôes de Pontevedra, Edic. Santuario, Fátima 1976, 54 pp. 1976. Fátima, España, Rusia, Madrid 1976, 140 pp.  
1976. A concepção virginal. III. Suplementos, “EphMar” 26(1976)247306 
1976. Memórias de Irmâ Lúcia. Compilado pelo Pe. Luis Kondor. Introdução e notas de PJM Alonso, Postulação, Fátima 1976, 182 pp. (Ed. esp.: 1978. Trad. também para francês, italiano, alemão, holandês, polonês, húngaro.) 
1976. A Mãe de Jesus no Novo Testamento, “EphMar” 26 (1976) 323340. (Sobre o livro de J. McHugh; com uma nota de agradecimento dele.) 242 
1976. XXXIII Semana de Estudos Marianos. Os dogmas marianos diante da nova interpretação dos dogmas, “EphMar” 26 (1976) 439-447 
1977. El próximo Congreso Internacional Mariológico-Mariano, “EphMar” 27 (1977) 85-96 
1977. Ensaio de mariologia bíblica sobre as origens de Jesus, “EphMar” 27 (1977) 264-277. (Alude a X. PIKAZA, As Origens de Jesus.) 
1977. Fátima: glosas para uma pesquisa, "EphMar" 27 (1977) 425-433. (Alude a G. DE SÈDE, Fátima. Enquète sur une imposture.) 
1977. Rumo a uma mariologia “poético-ecumênica”, “EphMar” 27 (1977) 278280. (Alude a L. VISCHER, Oekumenische Skizzen.) 1977. A Mariologia do Cardeal Newman e a evolução de seu pensamento, "EphMar" 27 (1977) 81-84 1977. Leitura mariológica para o nosso tempo, "EphMar" 27 (1977) 259261. (Alude a A. ROUET, Marie.) 1977. Pontmain-Fatima, “EphMar” 27 (1977) 233-257 1977. Un Catecismo mariano para cristianos evangélicos, “EphMar” 27 (1977) 261-264. (Alude a W. ARNOLD, Maria, die Mutter Jesu Christi.) 1978. Autenticidade dos factos de Pontevedra, "EphMar" 28 (1978) 393397 
1978. A mensagem de Fátima em Tuy. Mensagem escatológica, Madrid 1978 
1979. Maria e a Nova Mulher. Duas obras interessantes, “EphMar” 29 (1979) 63-72. (Alude a: M. WARNER, Alone of all her sex. The Myth and the Cult of the Virgin Mary, Londres 1976; R. RUETHER, Mary, the Feminine Face of the Church, Filadélfia 1977.) 
1979. Mariologia e ecumenismo no VIII Congresso Internacional de Saragoça, “EphMar” 29 (1979) 357-371 1979. O Dr. Formigâo, homem de Deus e apostolo de Fátima, Fátima 1979, 495 pp. 1979. Theologie des Fatimaereignisses, Fátima 1979, 89 pp.   2431980. Teologia de Fátima, Vice-Postulaçâo dos Videntes, Fátima 1980, 118 pp. 1980. Fátima-Pontevedra-Tuy: uma única mensagem, “MdD” 47 (1980) Outubro, 14-15 
1980. Fátima. Evangelho ou política?, “MdD” 47 (1980) dezembro, 8-9 
1980. Maternidade Divina e Cristologias Recentes, "EphMar" 30 (1980) 7-68 1981. Notas sobre uma teologia da solidão de Maria, "EphMar" 31 (1981) 119-130 
1982 (póstumo). Novamente o segredo de Fátima, "EphMar" 32 (1982) 81-94 
1982 (póstumo). Eles vão se arrepender e vão, mas será tarde, “MdD” 49 (1982) Março, 26-27 
1982? (postumamente). Erasmus Corpus Mariologicum, Universidade de Dayton, Ohio (EE. UU.) 



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