Por que rezar o Rosário?

 


Você pode se perguntar: POR QUE rezar o Rosário? Que benefícios isso pode me proporcionar?


Em Fátima, com imenso pesar, a Santíssima Virgem descreveu aos três pastorinhos a situação gravíssima que atravessa a nossa época, cada vez mais distante de Deus.
No entanto, a Virgem Maria garantiu-lhes que a recitação diária do Santo Terço era o meio para alcançar a paz no mundo.
Rezar o Rosário é, portanto, essencial para obter a paz interior nas nossas almas e também nas nossas famílias. Para que cessem os conflitos internos dos países e os conflitos entre as nações.
É através da oração do Santo Rosário que finalmente chegará a paz de Cristo que todos desejamos. O remédio proposto pela Mãe de Deus contra tantos males é simples e não demorará mais de dez minutos rezar cada Terço.
Muito antes das aparições de Fátima, em plena Idade Média, a Santíssima Virgem fez estas 15 promessas (reveladas ao Beato Alano de La Roche) para aqueles que cultivam a devoção ao santo rosário:
👉Quem me servir, rezando diariamente o Meu Terço, receberá qualquer graça que me pedir.
👉 Prometo minha proteção muito especial e grandes benefícios àqueles que rezarem devotamente Meu Rosário.
👉O Rosário será um escudo de defesa muito forte contra o inferno, destruirá os vícios, livrará dos pecados e exterminará as heresias.
👉 O Rosário fará germinar as virtudes e também fará com que seus devotos obtenham a misericórdia divina; substituirá no coração dos homens o amor do mundo pelo amor de Deus e os elevará ao desejo das coisas celestiais e eternas. Quantas almas serão santificadas por este meio!
👉A alma que é confiada pelo Rosário não perecerá.
👉Quem rezar o Meu Rosário com devoção, considerando os seus sagrados mistérios, não será oprimido pelo infortúnio, nem terá uma morte miserável; converter-se-á se for pecador, perseverará na graça se for justo; e em qualquer caso ele será admitido na vida eterna.
👉 Os verdadeiros devotos do Meu Rosário não morrerão sem a ajuda da Igreja.
👉Desejo que todos os devotos do Meu Rosário tenham na vida e na morte a luz e a plenitude da graça, e que participem dos méritos dos bem-aventurados.
👉Breve retiro as almas devotas do Rosário que estão no Purgatório.
👉Os verdadeiros filhos do Meu Rosário desfrutarão de uma glória única no céu.
👉Tudo o que você Me pedir será alcançado através do Rosário.
👉Ajudarei quem espalhar Meu Rosário em todas as suas necessidades.
👉Todos aqueles que rezarem o Rosário terão irmãos na vida e na morte dos bem-aventurados do céu.
👉 Aqueles que rezam o Meu Rosário são todos meus amados filhos e irmãos do meu Unigênito Jesus.
👉A devoção ao Santo Rosário é um sinal manifesto de predestinação à glória.

 O Rosário

A palavra “rosário” significa “coroa de rosas”. Estas são as Ave-Marias que o compõem, que constituem as rosas desta coroa mística.
O Rosário consiste na recitação de dezenas sucessivas de Ave-Marias, enunciando no início de cada dez e depois meditando, um mistério da vida de Cristo e de Maria.
Os mistérios são agrupados em conjuntos de cinco, formando um Rosário, que pode ser recitado em determinado dia da semana. 

Os mistérios tradicionais do Rosário

Mistérios Gozosos

1º Mistério - A Anunciação do Anjo a Nossa Senhora O Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma virgem... e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela o Anjo disse-lhe: "Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo!" Ao ouvir estas palavras ela perturbou-se e inquiria de si própria o que seria aquela saudação. O Anjo disse-lhe então: "Não tenhas receio, Maria, pois achaste graça diante de Deus" (Lc 1, 26-30) 2º Mistério - A visitação de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel Por aqueles dias, pôs-se Maria a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel... que lhe disse: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre... Feliz daquela que acreditou que teriam cumprimento as coisas que lhe foram ditas da parte do Senhor!" (Lc 1, 39-45) 3º Mistério - O nascimento de Jesus em Belém Na mesma região, encontravam-se uns pastores, que pernoitavam nos campos, guardando os seus rebanhos durante a noite. O anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu em volta deles, e tiveram muito medo. Disse-lhes o anjo: "Não temais, pois vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias, Senhor" (Lc 2, 8-11) 4º Mistério - A Apresentação do Menino Jesus no Templo Quando chegou o dia prescrito pela lei de Moisés para a purificação, José e Maria levaram Jesus a Jerusalém a fim de O apresentarem ao Senhor. (Lc 2,22) 5º Mistério - A perda e o encontro do Menino Jesus no Templo Jesus regressou depois com eles a Nazaré, e era-lhes submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas, meditando-as em seu coração. E Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e dos homens. ( Lc 2, 51-52)

Mistérios Dolorosos


1º Mistério - A agonia de Jesus no horto das oliveiras Jesus disse a Pedro, Tiago e João: "A Minha alma está numa tristeza de morte, ficai aqui e vigiai comigo". Afastando-se um pouco mais, caiu com o rosto por terra em oração. ( Mt 26, 38-39) 2º Mistério - A flagelação de Jesus Então Pilatos mandou que levassem Jesus e O açoitassem. (Jo 19,1) «Entretanto, os que guardavam Jesus troçavam d'Ele e maltratavam-n'O. Cobriam-lhe o rosto e perguntavam-lhe: «Adivinha! Quem te bateu?» e muitos outros insultos proferiram contra Ele. (Lc 22, 63-65) 3º Mistério - A coroação de espinhos de Jesus Depois, os soldados entrelaçaram uma coroa de espinhos e cravaram-lha na cabeça, e cobriram-no com um manto de púrpura». ( Jo 19, 2) 4º Mistério - Jesus com a cruz às costas a caminho do Calvário Quando O iam conduzindo, lançaram mão de um certo Simão de Cirene... e carregaram-no com a cruz, para a levar atrás de Jesus. ( Lc 23,26) Na verdade ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou as nossas dores. 5º Mistério - A crucifixão e morte de Jesus «Por volta do meio dia, as trevas cobriram toda a região até às três horas da tarde. O Sol tinha-se eclipsado e o véu do templo rasgou-se ao meio. Dando um forte grito, Jesus exclamou: «Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. Dito isto, expirou» (Lc 23, 44-46)

Mistérios Gloriosos

1º Mistério - A Ressurreição de Jesus Estando elas perplexas com o caso, apareceram-lhes dois homens em trajes resplandecentes. Como estivessem amedrontadas e voltassem o rosto para o chão, eles disseram-lhes: "Porque buscais entre os mortos Aquele que vive? Não está aqui; ressuscitou!" (Lc 24, 4-5) 2º Mistério - A Ascensão de Jesus ao Céu Enquanto Jesus os abençoava, separou-Se deles e elevava-Se ao Céu. E eles, depois de O terem adorado, voltaram para Jerusalém com grande alegria. E estavam continuamente no Templo a bendizer a Deus. ( Lc 24, 51-53) 3º Mistério - A descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos Há um só corpo e um só Espírito, como existe uma só esperança no chamamento que recebemos. Há um único Senhor, uma única fé, um único baptismo. Há um só Deus e Pai de todos, que está acima de todos, actua por meio de todos e em todos Se encontra. ( Ef 4, 4-6)

4º Mistério - A Assunção de Nossa Senhora ao Céu Quem é esta que se levanta como a aurora, bela como a lua, brilhante como o sol, terrível como um exército em ordem de batalha? (Ct 6, 10) 5º Mistério - A Coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu e da terra Apareceu no Céu um grande sinal: uma mulher revestida de Sol, tendo a Lua debaixo dos seus pés e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça. (Ap 12,1)

Como rezar o Rosário

1. Faça o Sinal da Cruz e reze o Credo

2. Reze o Pai Nosso

3. Rezar três Ave-Marias

4. Reze o Glória ao Pai.

5. Anuncie o primeiro mistério e reze o Pai Nosso

6. Rezar dez Ave-Marias e meditar no mistério. 

7. Reze o Glória ao Pai. 

8. Após cada dezena, reze a oração ensinada pela Virgem Maria em Fátima: “Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno; levai as almas todas para o céu, principalmente as que mais precisarem."

9. Anuncie o segundo mistério… até que todos os cinco mistérios sejam concluídos. 

10. Repita os números 6, 7 e 8. Continue assim com o terceiro, quarto e quinto mistério.

No final rezar 3 Ave-Marias em honra da pureza da Santíssima Virgem (opcional), finalizar com o Salve Rainha e o Sinal da Cruz.

Comentários

Postagens mais visitadas