Nossa Senhora de Fátima veio pedir MODÉSTIA NO VESTIR



“Eu oro ... por aqueles que Vós Me destes: porque eles são Vossos ...Aqueles que Vós me destes, Eu os guardei: e nenhum deles se perdeu...”(João, 17:9, 12). Este é o desejo do nosso Redentor: tendo-Se oferecido em sacrifício pela salvação de todos, Ele deseja que todos, sem exceção, se salvem. Tristemente, porém, sabemos que não é isto o que acontece, uma vez que é uma verdade imutável da Fé, que se mantém na Tradição, nas Escrituras e no ensino perene do Magisterium incluindo as definições solenes da Igreja Católica que o Inferno existe e ali se encontram seres humanos a ele condenados. 

Nossa Senhora confirma o inferno na Mensagem de Fátima.

“E todo aquele que não tomar a sua cruz e Me seguir não pode ser Meu discípulo” (Lc. 14:27). Tal exigência inclui modéstia no vestir, uma vez que a modéstia pressupõe, em primeiro lugar, respeito pelo próprio corpo por ser “o templo do Espírito Santo” (1 Cor. 6:19) ou, melhor dizendo, amor e respeito pelo Próprio Deus presente no meu corpo e também caridade para com o próximo, que pode sofrer tentações e cair no pecado se eu não me vestir e comportar recatadamente. Tal desordem dos apetites é uma consequência do Pecado Original e do facto de não ser possível considerar o ser humano num estado de natureza perfeita, como alguns gostariam que fosse, pois está ferido pelo pecado e, tristemente, tende para o mal.  Jesus Cristo, nosso Salvador, redimiu-nos, mas não reintegrou a nossa natureza no estado de perfeição original.  Feridos pelo pecado, mas restaurados e com renovado vigor pela Graça santificante, devemos “tratar da nossa salvação com temor e tremor”. (Fil. 2:12)  E não devemos esquecer o aviso que Nosso Senhor nos deu: “É impossível que não haja escândalos: mas ai daquele por quem vem o escândalo. Seria melhor para ele que lhe pendurassem uma mó de moinho ao pescoço e fosse atirado ao mar do que ele escandalizasse um destes pequeninos.”(Lc. 17:1-2) 

Portanto, irmãs e irmãos, recordemo-nos da exortação do Apóstolo, que é sempre atual através dos tempos: “Fazei tudo sem murmurações nem hesitações, para serdes sem mancha e filhos sinceros de Deus, sem necessidade de censura no meio duma geração corrompida e perversa, no meio da qual brilhareis como luzes no mundo; erguendo a Palavra da Vida para minha glorificação no dia de Cristo, porque não corri em vão nem trabalhei em vão.”(Fil.   2:14-16)   
O convite que Jesus Cristo nos faz a todos é belo e reconfortante, mas também exige sacrifício – os sacrifícios do nosso dever quotidiano para com Deus, o que inclui ajudar os nossos irmãos e irmãs a irem para o Céu e não sermos um obstáculo à sua salvação pelo facto de nos vestirmos com falta de modéstia.


Directrizes sobre a Modéstia no Vestuário

As directrizes essenciais dadas pela Santa Sé sobre este assunto estão resumidas no parágrafo: 
Um vestido não pode ser considerado decente quando é demasiado decotado, ou seja, mais do que dois dedos abaixo da base do pescoço; quando não cobre os braços pelo menos até ao cotovelo; e quando não vai até um pouco abaixo dos joelhos. Além disso, os vestidos de tecidos transparentes são impróprios.


Ouçam a voz do S. Padre Pio, Estigmatizado

Seguindo uma orientação especial do Céu, o Padre Pio, sacerdote santo e estigmatizado que sofreu no seu próprio corpo as sangrentas chagas de Cristo desde 1918 até à sua morte, em 1968, recusava vezes sem conta absolver qualquer mulher, fosse qual fosse a sua categoria social, desde que não usasse uma saia pelo menos 20 centímetros abaixo do joelho. Ele também insistia para que não usassem calças como os homens. Mas hoje em dia, devido à ignorância, ao preconceito e à escravidão à vaidade ou às paixões, esta diretriz tem sido fortemente combatida.  
O Magisterium da Santa Igreja Católica pronunciou-se sobre a Modéstia em 1930, em 1954 e em 1957 mantendo-se em silêncio desde então, porque as pessoas já não lhe davam ouvidos. Deus permite que sejamos hoje castigados com o silêncio do Magisterium, devido a não lhe termos obedecido quando ele se pronunciou. Semelhante também foi o modo como Deus respondeu à dureza dos corações do povo, no Antigo Testamento. Como castigo, Deus não lhes enviou profetas durante 400 anos, depois de os judeus terem matado ou rejeitado muitos dos profetas que Ele já lhes enviara.
 Ouçam a voz de Nossa Senhora de Fátima,  Rainha dos Profetas

Em Fátima, Nossa Senhora lamentou que os militantes ateus, satanistas e membros de outras sociedades anti-Cristãs, como os comunistas e humanistas seculares propagassem os seus erros contra a Moral e a Fé Católica. 

Nossa Senhora de Fátima disse: “A Rússia espalhará seus erros pelo mundo.”  E disse ainda: “Hão-de vir umas modas que hão-de ofender muito a Nosso Senhor.

”Assim, em Fátima, a prática da Modéstia foi insistentemente referida pela Bem-Aventurada Sempre Virgem Maria, que também nos disse na Mensagem de Fátima que “Os pecados que levam mais almas para o Inferno são os pecados da carne.” Ora há um certo número de pecados que são contra a Pureza‚ e era a eles que Nossa Senhora se estava a referir. 

Portanto, é preciso ensinar com toda a clareza o seguinte: só as pessoas casadas podem ter relações sexuais, com o seu cônjuge e só com o seu cônjuge e que, estando essas relações naturalmente orientadas para a procriação, devem deixar sempre em aberto esse desígnio.  Com respeito às pessoas que não são casadas, nem podem usar de prazer algum ligado às faculdades de procriação nem sequer consentir neles. Do mesmo modo não podem estas faculdades ser voluntariamente estimuladas, excepto dentro do casamento. Isto é assim porque o poder de gerar filhos, dado por Deus a homens e mulheres, é um dom sagrado que, por isso mesmo, se destina a ser usado somente de acordo com a Sua Lei. Como Criador de todos nós e em especial como Criador da alma imortal de cada criança, Deus tem o direito de nos exigir que Lhe obedeçamos. Estes pecados contra a santa Pureza estão hoje, particularmente, crescendo e são a causa de se perder uma multidão de almas.

Nem sempre temos um controle direto sobre o despertar dos apetites dos nossos sentidos. Podemos, no entanto, controlá-los pela mortificação cristã, bem como por outros métodos indiretos. Por exemplo, não mantendo a nossa mente concentrada na comida, bebida, podemos mais facilmente não cometer o pecado da gula. Se continuarmos a entreter o pensamento na comida e na bebida, ou no prazer que isso nos dá, então as vezes estamos a entregar-nos aos nossos apetites, mesmo contra o nosso melhor julgamento.   

Desde o Pecado Original que o apetite pelo sexo, a faculdade procriadora existente em todos os homens e mulheres, nem sempre é alvo de controle direto da vontade e do intelecto. Mas é também possível controlar indiretamente este apetite pela mortificação do jejum e da abstinência ou, ainda, deixando de divagar sobre certas pessoas que iriam despertar em nós o desejo sexual. Porque este apetite é tão forte (Deus fê-lo desta maneira com o intuito de assegurar a continuação da espécie humana), não é preciso muito para despertar o desejo da faculdade procriadora. E, por ser diferente a natureza dos homens e das mulheres, em geral é verdade ser mais fácil despertar o desejo sexual do homem. E é ao ver pessoas do sexo oposto vestidas sem recato que as outras pessoas, homens, em especial, notam que o seu apetite lhes desperta o desejo de usar da faculdade de procriação. Isto pode acontecer mesmo quando é contra a Lei de Deus e, consequentemente, mau para essa pessoa. Ora, se tal apetite não está direcionado para o cônjuge, e nesse caso se, depois de uma reflexão suficiente, é completamente consentido, então essa pessoa está a cometer um pecado mortal. E se não se arrepender desse pecado, é ele sem dúvida que a arrastará para o Inferno por toda a eternidade. E assim, porque os nossos irmãos e irmãs sofrem desta fraqueza como resultado do Pecado Original, nós temos obrigação de salvaguardar a sua virtude vestindo-nos com Modéstia. Tanto homens como mulheres são obrigados a vestir-se modestamente em estrita Justiça e Caridade; e ofender alguém neste assunto é, frequentemente, cometer um pecado mortal. Devido às diferenças de psicologia entre homem e mulher, acontece que o demônio, os seus agentes humanos e outras pessoas malfazejas que militam ativamente contra a nossa Cultura e Herança Cristãs, têm conspirado no sentido de induzirem as mulheres a vestirem-se indecentemente.  

Usando esta estratégia, o diabo e os seus seguidores são muitas vezes bem sucedidos, levando homens e mulheres a cair no Inferno. Conseguem-no, levando os homens a cair em pecado mortal por desejos e ações impuras, depois de verem mulheres vestidas indecentemente. As mulheres responsáveis estão implicadas nestes mesmos pecados, por serem a causa da queda dos homens do estado de Graça. 

A desorientação diabólica longe das tradições cristãs de modéstia no vestir, poder-se-ia mesmo dizer que é em parte responsável pela atual e quase geral escravatura dos Cristãos às suas paixões mais básicas, numa total negação às suas promessas do Batismo.

Finalmente, note-se que a Castidade e a Modéstia fazem parte da virtude da Temperança, que é uma das Quatro Virtudes Cardinais. E como ‘virtude’ significa “força”, a prática da Modéstia e da Castidade denota verdadeiramente força de carácter, em contraste com a fraqueza em seguir as máximas relaxadas do mundo. 

LEMBRE-SE:
A Modéstia no Vestir ajuda a salvaguardar a virtude da Pureza e é exigida pela lei moral de Deus. As normas acima são baseadas nesta lei moral inalterável que se enquadra na tradição Cristã. Vestuário imodesto é imoral e pecaminoso, e é assunto para confissão. Podemos bem acreditar que muitas almas estão agora no inferno devido à leviandade das mulheres e jovens que vestem sem modéstia. Por amor a Cristo e a Sua Mãe Imaculada, e por consideração para com aqueles que lutam pela sua Pureza, por favor, vista-se modestamente.


Objeções:

Que mal tem a forma como me visto? 
Pode ao menos suspeitar que o facto de expor o corpo (da mulher; ou também do homem) do modo como o faz pode ser terrivelmente provocante.   

Aqueles que me vêem vestida desta maneira não são forçados a pecar! 
Podemos admitir isso. Mas não deveremos nós, sempre que pudermos, reduzir as ofensas que o Nosso Divino Senhor recebe? 
Ai de nós se somos indiferentes neste ponto! Ai de nós se nossa conduta, com tal indiferença, alicia os outros ao pecado! Sabemos que alguns homens de alma sã resistirão totalmente a essas mulheres provocadoras e que não só não pecarão como ganharão mérito. Outros, porém, sendo fracos, consentirão no que lhes é proibido e, segundo as Sagradas Escrituras, por os ter atraído desnecessariamente ao mal, terá parte também no seu pecado. (Mat. 18:7) 

Todas as outras moças se vestem desta maneira! 
Admitimos o triste facto de muitas moças serem assim levianas. Mas, mesmo que todas elas o fossem, não as deveria seguir como um exemplo. Não se considera capaz de tomar decisões sensatas nos seus assuntos pessoais? Então se tem a liberdade, o privilégio e o dever moral de procurar a virtude e o Céu, porquê e para quê seguir o "rebanho" inconscientemente? «Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que seguem por ele. Como é estreita a porta e quão apertado é o caminho que conduz à Vida, e como são poucos os que o encontram!» (Mat. 7:13-14). Deixe que o seu sentido de responsabilidade e de integridade a distingam do "rebanho".  

Não pretendo ser maliciosa.  
Posso até acreditar que não. Mas o prejuízo moral que está a causar vestindo-se sem se importar com as consequências é um mal pelo qual terá de responder. Poderia dizer-me: O que importa é o coração! Mas a Fé sem obras é morta em si mesma. (Tiago, 2:17) E é o nosso corpo, regenerado pelo Santo Batismo, que se torna templo do Deus Vivo, tabernáculo vivo da Diviníssima Eucaristia. A dignidade do corpo de um Cristão exige que ele se vista de maneira adequada. “Agora vós sois parte do Corpo de Cristo, e membros de um só Corpo”. (1 Cor. 12:27) “Exorto-vos pois, irmãos, a que, pela graça de Deus, apresenteis o vosso corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, a Quem deveis prestar serviço.”  (Rom. 12:1) 

Acho que devo ser elegante e andar na moda!
Eu poderia responder-lhe que há muitas senhoras e moças bem formadas que, usando um pouco de imaginação, conseguem vestir-se com charme e com uma modéstia atraente. Mas cuidado com um estilo que, seduzindo os homens inclinados a morais corruptas, serve apenas a vaidade e o demônio, pois é uma trágica ilusão. Não importa como mudam as modas e os gostos; a lei moral não muda nunca.

Muitas vezes é difícil avaliar se um vestido é modesto ou não.
Ora reflicta: se suspeita que um prato de comida está envenenado, não o serve a ninguém, com medo do mal que faria. Então, e ainda com muito mais razão de ser, não há-de agir em total segurança se, ponderando, tiver qualquer suspeita de que a sua forma de vestir pode ser uma fonte de mal?  Uma consciência íntegra não reconhecerá o pecado como o maior dos males?

Recuso-me a ser fanática e hipócrita!
Mas como pode ser errado agir de acordo com uma consciência íntegra que lhe diz que uma ofensa contra Deus Todo-Poderoso é verdadeiramente o maior dos males? Um fanático ou um hipócrita é uma pessoa que finge odiar o pecado e amar a Deus quando, verdadeiramente, não se importa nada com tais coisas. Mas se eu lhe peço para se importar com tudo isto, como pode ser algo de errado? Retidão – que muitas vezes requer suor, lágrimas e coragem – nunca é o mesmo do que fanatismo e hipocrisia. E então os Santos, que lutaram corajosamente contra a imodéstia, terão sido fanáticos e hipócritas?

Os homens gostam mais de mim assim.  
Isso pode ser verdade para os homens que preferem um pouco de prazer à amizade de Deus, mas já não é verdade para os homens que vivem de acordo com uma consciência reta. Além disso, lembre-se que é a Deus que um dia terá de prestar contas, não aos homens.  

O que é lindo é para se ver!
Eu poderia contrapor dizendo que "quando a beleza física é por demais mostrada, perde o seu encanto". Além disso, há uma beleza física que não pode ser exposta sem daí advir uma atração que tenta os homens a satisfações proibidas. Por outro lado, se pensa na beleza que há em mostrar as pernas, porque é que nunca pensou na beleza que existe em mostrar uma Modéstia Cristã e uma solicitude com o bem das almas?

Mas eu tenho muito calor!
É claro que consegue aguentar o calor quando quiser! Com certeza uma boa consciência é digna de um pouco deste tipo de sofrimento. Muitas almas boas fazem o sacrifício de aguentar o calor de bom grado, com a intenção de oferecerem essa penitência a Deus. Mas – é triste dizê-lo – durante o tempo quente algumas moças e senhoras vão escassamente vestidas à Santa Missa e a outras reuniões da igreja, elas que, no entanto, se vestem com modéstia quando trabalham num escritório onde recebem todo o tipo de pessoas, quando são professoras, ou quando trabalham em salões de venda onde devem atender todo o tipo de clientes.

Eu possuo livre arbítrio e posso tomar decisões em liberdade!
Certamente não quer ir para o Inferno; e para merecer ir não é preciso ser-se um criminoso ‘com a cabeça a prémio’! É preciso muito menos que isso: basta cometer pecados mortais contra qualquer dos Mandamentos da Lei de Deus! E eu tenho mil razões para a impedir de ir para lá; eu mesmo para lá irei, se não tentar salvar os outros de lá caírem. Se pretende ser Cristã de fato e não apenas de nome, se quer ajudar e não impedir a ação da Graça para reformar as consciências, se amanhã não quer sentir remorsos nem o peso da culpa, redobre então o cuidado para se vestir seguindo a Modéstia Mariana,  ... para poder mostrar-se como uma mulher cristã e não apenas como uma simples armadilha para os homens;... para poder elevar-se e inspirar um amor casto, e não incitar a prazeres proibidos. 

Permita Deus que a sua consciência, agora bem esclarecida, a guie e que nada a desvie, com enganos, da sua vocação à Santidade, Pureza e Eterna Salvação! 

Vamos concluir afirmando:  Vestindo-se com Modéstia, as mulheres conseguirão o respeito dos homens ao mesmo tempo que se dignificam, em vez de se degradarem e se tornarem simples objetos de luxúria. Em vez de se vestirem sem respeito algum, devem vestir-se de acordo com padrões mais elevados. Se assim fizerem, receberão também o respeito que merecem. Deus manda-nos praticar a Caridade, que é, em primeiríssimo lugar, a obrigação de Lhe obedecer. Assim, a Caridade define-se como o Amor a Deus. E o que disse Jesus a propósito deste Amor?... amarás ao Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu espírito e com todas as tuas forças. (Marc. 12:30)




Comentários

Postagens mais visitadas